Atividade sobre
recursos e estratégias em baixa tecnologia para aluno com TGD.
Os recursos de baixa tecnologia
podem ser organizados em: cartões, pranchas, pastas coletes, aventais ou
coletes, livros, fichários tipo pasta-arquivo e outros.
Estes tem o objetivo de construir
autonomia e ampliar a competência funcional do aluno, a comunicação e a
interação social, facilitando assim, o aprender através de atividades que possa
usar na vida.
Pranchas de
comunicação - As pranchas de comunicação servem para facilitar e possibilitar
a construção do conhecimento através de objetos ou com vocabulários dos símbolos,
letras, sílabas, palavras, frases ou números, ambiente, objetos de uso, comida,
animais e outros, sendo trocados por outros no momento em que estes se apropriarem
do significado. Elas são personalizadas e devem considerar as possibilidades
cognitivas, visuais e motoras do usuário, conforme as necessidades destes como
apoio.
Pranchas com letras e figuras
Objetivo: Desenvolver a percepção
da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos
grafemas com os fonemas. É importante que o aluno conheça
a função das letras.
Materiais necessários: figuras, letras recortada, Pasta.
Modo de jogar: Os alunos através da orientação do professor deverão formar as palavras de acordo com a figura, associando as letras, o som e sua representação da letra inicial ou final, ou seja, os alunos devem montar as palavras na frente das figuras com as letras, utilizando o som das palavras para cada letra, usando o sistema fonético.
Materiais necessários: figuras, letras recortada, Pasta.
Modo de jogar: Os alunos através da orientação do professor deverão formar as palavras de acordo com a figura, associando as letras, o som e sua representação da letra inicial ou final, ou seja, os alunos devem montar as palavras na frente das figuras com as letras, utilizando o som das palavras para cada letra, usando o sistema fonético.
Cartão de letras e números.
Estes cartões alfabeto com o uso de
massinha contribuem para o reconhecimento da letra e o desenvolvimento de
habilidades motoras finas. Colocam-se as cartas do alfabeto em uma assadeira
e deixe as crianças preencherem as letras com massinha de qualquer maneira que
desejarem. Elas podem fazer bolas ou outros para colocar dentro das letras até
completando o espaço.
Os
cartões de contagem com o uso de massinha possibilitam a construção de habilidades
matemáticas e desenvolvem habilidades motoras finas. Os alunos fazem bolas de
massinhas para representar o valor do numero.
1-VÍDEO SOBRE O AUTISMO:
2-Vídeo:
Parabéns colega pelo trabalho, suas sugestões são muito úteis na exploração do potencial das pessoas que apresentam TGD (TEA), assim como para as pessoas com outros tipos de deficiências. Muito interessante a sugestão do cartão de letras e números, pois com essa atividade o professor poderá explorar tanto as habilidades motoras e finas, cálculos matemáticos, como também permiti que o aluno desenvolva sua criatividade, produzindo o que ele quiser com as massinhas.
ResponderExcluirObrigada.
ExcluirParabéns pelas sugestões de atividades para desenvolver habilidades e competências junto aos autistas,sucesso e que Deus te abençoe sempre garota!!!!
ResponderExcluirParabéns colega, bastante interessante as atividades com prancha, com certeza desenvolverão as habilidades dos alunos com TGD.
ResponderExcluirÓtima dica essa prancha fácil de confeccionar e muito interessante ; facilita a percepção das coisas a partir de símbolos e representações ,conhecendo as letras e fazendo associações.Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada colegas, pela participação e comentários.
ResponderExcluirAs pranchas de comunicação abordam temas específicos, que auxiliam no desenvolvimento da comunicação dos alunos com TEA. Os cartões de letras e números também são recursos enriquecedores.
ResponderExcluirOs vídeos são interessantes e esclarecedores.
Parabéns colega!