DESCRIÇÃO OU AUDIODESCRIÇÃO.
A inclusão social é de extrema importância
da participação e acolhimento de todos inseridos no espaço em que esta as pessoas
e crianças especiais com DV, e que estes venham de fato fazer acontecer à
inclusão.
Para que estas superem os obstáculos,
as mesmas precisam utilizar recursos adequados e assim tornar sua vida
independente. Portanto, existe recursos que ao ser utilizado permitir um
aprender com mais facilidades e entre eles, por exemplo: A audiodescrição que é
a junção de duas áreas: a narração e a descrição.
Estas tecnologias proporcionam a construção de
competências e habilidades para o desenvolvimento de atividades, e as crianças
e adultos ao utilizá-los, têm o objetivo de tornar possível o acesso a certos
conteúdos, e assim poder visualizar objetos, unir textos, imagens e áudio, estudar,
aprender e construir novos conhecimentos.
É importante ressaltar que a
audiodescrição permiti a inclusão das pessoas cegas e torna possível conhecer
as informações contidas nestes recursos.
Esta imagem mostra os passos de cada risco e o que
significa, sendo uma folha de papel impressa em destaque, sem pintura alguma,
sua superfície branca, com textura aveludada, mostra uma série de linhas
verticais e horizontais e juntas, formam uma sequência irregular de retângulos.
A mesma lembra a textura de um muro de pedras e tem o objetivo de imitá-lo para
que seja possível transmitir sua característica a pessoa que com o tato, ou
seja, a mão ao verificar essa forma compreende-se o seu sentido e através
do toc podem-se visualizar as formas, e outras características. Tudo que se ver é possível ser
descrito e assim, possa dar a oportunidade aqueles que não enxergam a probabilidade
de ler e ouvir.
REFERENCIAS: MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Inclusão escolar e audiodescrição: Disponível em:
http://tagasblog.wordpress.com/REFERENCIAS: MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Inclusão escolar e audiodescrição: Disponível em:
http://www.vercompalavras.com.br
- Acesso em 30 de novembro de 2013. |
Com a técnica de impressão pode ser feito as formas de
objetos, com a função pedagógica de possibilitar ao aluno com baixa visão ou
cego, de vê-los ao tocá-los. http://printmakingesadcr.wordpress.com/page/2
Colega Silvia sua atividade é muito interessante, pois possibilita ao aluno com DV através do toc visualizar as formas.
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