segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ATIVIDADE SOBRE UM JOGO

TOCA DO RATINHO




Estimula:

Motricidade fina, percepção visual e noção de quantidade, as formas e tamanhos, as posições.

Descrição:

Selecione uma tampa de caixa grande (+ - 60x40 cm), uma bolinha de gude pequena, seis potes de iogurte, pintar três de uma cor e três de outra. Faça um corte em forma de toca, cole as cores alternadas. Coloque os números de um a seis sobre o fundo dos potes, sendo uma cor para os números ímpares e a outra para os pares, deve ser colocados na forma de fileiras lado a lado.

 

Possibilidades de exploração:

-Cada criança num determinado tempo e com orientações dadas pelo educador, deve tenta colocar a bolinha na toca, “chutando-a” com os dedos. Cada vez que conseguir, faz os pontos especificados em cada peça.

 

FUNÇÃO DO JOGO:

Tem como funcionalidade para que o professor do AEE enriqueça seu trabalho com o aluno especial, através de variedades de atividades como: tarefas onde ele possa identificar as cores, pois pode facilitar na codificação das cores. Com esse recurso o educador pode utilizar para facilitar o entendimento dos conteúdos com números trabalhando quantidades, as formas geométricas e no momento em ele faz uso das intervenções com perguntas para que o aluno expresse por gestos apontando as respostas e isso só depende da maneira que ele intervenha como, por exemplo, para que serve bola, como são forma e tamanho da bola, das tocas, quais cores são quantos números tem.

 

Com o uso de jogos a criança com DI poderá aprender com mais facilidades, pois através da utilização desse material concreto ela irá construir conhecimento e habilidades onde possa criar estratégias para solucionar os problemas e perceber as formas, os tamanhos e despertar a curiosidade de entender como funciona o jogo.

Diante essas concepções existem dois pensadores que defendem o uso desse material para propor um aprender ao aluno DI com qualidade e pensando em seu desenvolvimento.

Para Piaget a criança constrói um paralelo entre a teoria construtivista pela repetição de gestos, é espontâneo o seu desenvolvimento.

Para Vygostsky a criança faz uma relação sócio-interacionismo ela enriquece seu saber no momento em que interagi com outro realizando traças de conhecimento.    

 

7 comentários:

  1. Os jogos realmente são atividades pedagógicas que estimula a participação de alunos com DI, possibilitando assim a construção e desenvolvimento da aprendizagem. A sua atividade é bem legal e deve ser desenvolvida não somente no AEE mas também na sala de aula comum.

    ResponderExcluir
  2. Os jogos são ótimas estratégias para se trabalhar com alunos com Deficiência Intelectual, pois por meio deles é possível estimular a participação do aluno em diversas atividades na sala de AEE, envolvendo-os de maneira lúdica no desenvolvimento da aprendizagem em vários aspectos cognitivos e motores.

    ResponderExcluir
  3. Cara colega,
    Suas sugestões são bem interessantes e contribuem para a aprendizagem dos nossos alunos. Com a aplicabilidade de jogos o processo de estimulação, percepção e memorização são facilitados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Os jogos pedagógicos são ótimos para estimular o desenvolvimento das crianças pois além de aprender brincando eles percebem que estão competindo,por isso tem maior interesse em ganhar ,se esforça e com isso avança em sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela proposta do jogo,pois estimula o aluno a refletir sobre possíveis estratégias de como encaixar as bolas e também possibilita que ele reconheça cores.Sucesso,paz e muita saúde garota!!!

    ResponderExcluir