TOCA DO RATINHO
Estimula:
Motricidade
fina, percepção visual e noção de quantidade, as formas e tamanhos, as posições.
Descrição:
Selecione
uma tampa de caixa grande (+ - 60x40 cm), uma bolinha de gude pequena, seis
potes de iogurte, pintar três de uma cor e três de outra. Faça um corte em
forma de toca, cole as cores alternadas. Coloque os números de um a seis sobre
o fundo dos potes, sendo uma cor para os números ímpares e a outra para os pares,
deve ser colocados na forma de fileiras lado a lado.
Possibilidades de exploração:
-Cada
criança num determinado tempo e com orientações dadas pelo educador, deve tenta
colocar a bolinha na toca, “chutando-a” com os dedos. Cada vez que conseguir,
faz os pontos especificados em cada peça.
FUNÇÃO DO JOGO:
Tem como
funcionalidade para que o professor do AEE enriqueça seu trabalho com o aluno
especial, através de variedades de atividades como: tarefas onde ele possa
identificar as cores, pois pode facilitar na codificação das cores. Com esse
recurso o educador pode utilizar para facilitar o entendimento dos conteúdos
com números trabalhando quantidades, as formas geométricas e no momento em ele
faz uso das intervenções com perguntas para que o aluno expresse por gestos
apontando as respostas e isso só depende da maneira que ele intervenha como,
por exemplo, para que serve bola, como são forma e tamanho da bola, das tocas,
quais cores são quantos números tem.
Com o uso
de jogos a criança com DI poderá aprender com mais facilidades, pois através da
utilização desse material concreto ela irá construir conhecimento e habilidades
onde possa criar estratégias para solucionar os problemas e perceber as formas,
os tamanhos e despertar a curiosidade de entender como funciona o jogo.
Diante
essas concepções existem dois pensadores que defendem o uso desse material para
propor um aprender ao aluno DI com qualidade e pensando em seu desenvolvimento.
Para
Piaget a criança constrói um paralelo entre a teoria construtivista pela
repetição de gestos, é espontâneo o seu desenvolvimento.
Para
Vygostsky a criança faz uma relação sócio-interacionismo ela enriquece seu
saber no momento em que interagi com outro realizando traças de
conhecimento.
Os jogos realmente são atividades pedagógicas que estimula a participação de alunos com DI, possibilitando assim a construção e desenvolvimento da aprendizagem. A sua atividade é bem legal e deve ser desenvolvida não somente no AEE mas também na sala de aula comum.
ResponderExcluirOs jogos são ótimas estratégias para se trabalhar com alunos com Deficiência Intelectual, pois por meio deles é possível estimular a participação do aluno em diversas atividades na sala de AEE, envolvendo-os de maneira lúdica no desenvolvimento da aprendizagem em vários aspectos cognitivos e motores.
ResponderExcluirCara colega,
ResponderExcluirSuas sugestões são bem interessantes e contribuem para a aprendizagem dos nossos alunos. Com a aplicabilidade de jogos o processo de estimulação, percepção e memorização são facilitados. Parabéns!
Obrigada colegas
ResponderExcluirOs jogos pedagógicos são ótimos para estimular o desenvolvimento das crianças pois além de aprender brincando eles percebem que estão competindo,por isso tem maior interesse em ganhar ,se esforça e com isso avança em sua aprendizagem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pela proposta do jogo,pois estimula o aluno a refletir sobre possíveis estratégias de como encaixar as bolas e também possibilita que ele reconheça cores.Sucesso,paz e muita saúde garota!!!
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