terça-feira, 28 de maio de 2013

SUGESTÕES DE LEITURAS SOBRE AEE

Estes matérias são Leituras interessantes e enriquecedoras:
  • Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009 (formato PDF - 03 páginas)
  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (formato PDF - 19 páginas) 
  • Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011 (formato PDF - 04 páginas)
  • Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (48 páginas)
  • Plano Viver sem limites (44 páginas)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

mensagem


Estes matérias e sugestões são indicadas para leitura no Curso AEE a Distancia, é um rico acervo que só te a somar na aprendizagem de todos.

Vídeos sobre Tecnologias na Internet

Sugestão de vídeos.

Help Desk na Idade Média
http://www.youtube.com/watch?v=IJq-y2vrv8c

Web 2.0
http://www.youtube.com

Did you know 2.0
http://www.youtube.com=I47Hcc7HHOM

shiftha ppens
http://www.youtube.com=ftmwkg9b2-8

DOCUMENTOS LEGAIS QUE DEFINEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Sugiro os seguintes documentos como aprofundamento de leituras.


  • Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009 (formato PDF - 03 páginas)
  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (formato PDF - 19 páginas)
  • Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011 (formato PDF - 04 páginas)
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE


    ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

     A Constituição Federal de 1988, artigo 208/III, estabelece o direito de todos, a educação Especial; e o Decreto Legislativo nº 186, de julho de 2008, que ratifica a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), institui as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica, regulamentado pelo do Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008.

    Diante destas leis, o atendimento Educacional Especializado aos alunos especiais é um direito que perpassa por todos os níveis, etapas e modalidades, sendo proposto um trabalho através de materiais adequados e ampliação no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

    O professor é também um personagem vital na construção no caminho da aprendizagem que possibilita o aprender dos alunos especiais.

    Este profissional precisa planejar ações voltadas para atender as necessidades destes alunos, como propor aulas que priorize o desenvolvimento dos trabalhos em grupo, provocando a cooperação, promovendo a inclusão, quebrando as barreiras das diferenças, o preconceito e despertando os valores e as boas relações pessoais, construindo autonomia e independência desses alunos especiais na escola e fora dela.

    O educador precisa realizar todas as formas de intervenções possíveis, criando as melhores condições de ensino para que o aluno possa construir seu saber dentro das suas possibilidades.

    Com a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais, houve um enriquecimento no atendimento dos alunos, através do acesso de materiais que contribuiu com o aprender de qualidade, considerando suas necessidades especificas.

    Indico esse texto como mais um meio de enriquecer o saber sobre o atendimento dos alunos do AEE,e  permitindo maior compreensão para saber lhe dar com estes alunos.

     Referencias:




    Vídeos sobre: Help Desk na Idade Média e Rafinha 2.0


    Vídeo Help  Desk na Idade Media

    Esse vídeo mostra um homem que ao ter contado com o livro pela primeira vez, apresenta reação do medo em abrir, de manusear o livro, pois ao fazer isso pode perder o texto, ele precisou de alguém para ensiná-lo, como abri-lo e fazendo isso a escrita permanecia ali mesmo virando a pagina. Percebe que o ser humano adulto muitas vezes tem medo do desconhecido.

    Vídeo- Rafinha 2.0

    O vídeo mostra um rapaz que foi criado convivendo com a tecnologia, e que os jovens têm mais facilidade de manusear essas ferramentas, é curioso, investiga sem medo de errar, interagi com o mundo sem sair de casa, procura esta conectado com esse novo mundo globalizado buscando sempre as novas versões. Essas tecnologias contribuem com a facilidade desse mundo moderno, mas traz risco para aqueles que não se apropria do saber de diferenciar, o que é certo ou errado, não procura verificar se o endereço eletrônico é seguro ou não, e isso pode trazer grandes conseqüências a vida dos envolvidos.

    Referencia:                         

    Help Desk na idade Media


    Rafinha 2.0

    EAD E SUAS ESPECIFISSIDADES.


    TEXTO: O CURSO EAD E SUAS ESPECIFISSIDADES.

     
    O Curso de Educação a Distância (EAD) é uma das modalidades que atualmente vem sendo usada para contribuir na formação continuada de profissionais em diversas áreas. É sabido que propostas de curso desta natureza nascem da importância que determinados sujeitos assumem um papel de grande responsabilidade de contribuir com mudanças nos contextos em que atuam como é o caso dos professores, cuja participação no processo educacional da sua região pode, em muito, contribuir na melhoria da sua qualidade do ensino.

     

    Os brasileiros vivem atualmente em uma sociedade exigente, a cada dia vem cobrando uma preparação muito maior do cidadão e aquele que não tem o saber de gerir a informação interpretá-la, de ser inovador, criativo e de ter o domínio dessa ferramenta que é a tecnologia que muito tem inovado a cada dia e quem não se preparar ficará excluído, perante este mundo globalizado. O sujeito também necessita de mudanças, precisa evoluir de forma a dar respostas às necessidades da sociedade que cada vez mais busca por trabalhadores com habilidades e competências, e que estes possam seguir a velocidade que essa ciência avança.

     

    Portanto, para possibilitar uma melhor dinâmica e operacionalização do ensino aprendizagem do Curso, que ora inicia com essa primeira disciplina: “EAD” que aponta ferramentas para a utilização da plataforma e acesso ao ambiente virtual.  Assim, no sentido de percebermos o envolvimento e o contato inicial de todos os cursistas, que se propõem a boa qualificação, é importante que busquem sempre esta se inteirando com o ambiente, abrindo as janelas, verificando os conteúdos, trocando experiências para melhor tornar habito com sua prática, pois tudo na vida só se torna uma habilidade com a praticidade.

     

    Referências:

    MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14ª edição, Campinas: Papirus, 2007. www.eca.usp.br/prof/moran/textosead.htm

     

    MORAN, José. Manuel CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO ON-LINE. www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm